MARCELLO ALONSO

Eu sou Marcello Alonso, brasileiro, nascido em Santos/SP, casado com Solange Lobo há 28 anos, tenho duas crianças lindas, Daniel e Maria Eduarda. Sou formado em Enfermagem e Obstetrícia na Universidade Católica de Santos, com residência em Enfermagem em Centro Cirúrgico, onde conclui a graduação do ensino superior em 1989.  Pós Graduado em Enfermagem do Trabalho, também na Universidade Católica de Santos. Cursei na FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado, a pós-graduação em Gerência de Cidades, onde absorvi as melhores teorias de administração municipal e marketing científico, o que me deu uma maior abrangência de conhecimento para a gestão municipal.

Trabalho desde os 14 anos. Meu primeiro emprego foi numa escola regular de 1º e 2º graus (hoje ensino fundamental e médio), em São Vicente. Sou nascido em Santos, litoral de São Paulo, sempre vivi em São Vicente/SP.

Quando casei, me mudei para Itanhaém/SP, onde vivo até hoje e onde construí minha vida. Me aposentei na Prefeitura Municipal de Itanhaém, e meu último cargo foi Diretor de Saúde de Rede Básica Municipal.

Minha relação com cães começa bem antes; meu tio (irmão do meu pai), já criava cães de raça e entrou pra história da Cinofilia com a importação de dois casais da raça Basset Hound. No início em que a Cinofilia brasileira ainda caminhava pelos caminhos do desbravamento. Cresci com a imagem das exposições em minha cabeça, mas meu tio e meu pai não permitiram que eu tivesse cães de raça. Eu ainda era uma criança; e portanto, eles me permitiram um “mesticinho” de médio porte.

Após um ano e pouco de salário já trabalhando na escola, juntei o suficiente e acasalei minha mestiça com um cão da raça Pastor Alemão. Saí por ai vendendo os filhotes mestiços de Pastor Alemão e com o dinheiro que arrecadei comprei a minha primeira cadela de raça pura e com pedigree,  uma Basset Hound, de criação nacional.

Ela se chamava Fofi, mas no nome de registro (pedigree), era Fofa Of African Beat. Fofi foi a minha primeira Campeã Nacional da Raça.

Comecei a participar ativamente das Exposições de Cinofilia, fiz cursos e me voluntariei para trabalhar em Kennel Clube, no extinto Santos Kennel Clube que se era na Av. Conselheiro Nébias número 601, em Santos.

Já estávamos em 1986, e o cometa Halley ia passar. Eu tinha 16 anos, e pensei em registrar meu canil com o nome Halley Dog, porém, o nome não passou, já havia outro canil com esse nome. Ficou então a segunda opção que era Lord Manske. Lord por ser um título de nobreza inglês (e a raça Basset Hound é de origem inglesa), e Manske, porque era o sobrenome da família do meu pai e do meu tio criador irmão dele. Registrei então meu canil em 1986.

Fui dirigente do Santos Kennel Clube aos 17 para 18 anos, e desde essa época não parei mais. Cinofilia é minha arte, meu hobby e minha ciência, minha mania. Ter cães ao meu lado, seja trabalhando ou dormindo no chão ao meu lado da cama, é minha maior satisfação.

Já fui Auxiliar de Pista de exposições, secretário de Kennel Clube, Diretor de Kennel Clube, mais recentemente Presidente da Sociedade Brasileira de Cães Pastor Alemão do Litoral (SBCPA Litoral), por dois mandatos (4 anos de gestão). Dirigente de clube especializado da raça e desde 2017, estou à frente da Direção Nacional de Cinofilia da SOBRACI. Fiz palestras em Feiras do ramo Pet, ministrei e ministro ainda, Cursos em Cinofilia;

meu canil foi palco de estágio e estudo para Faculdades de Medicina Veterinária. Como criador, ganhei e estive entre os melhores criadores ranqueados do Brasil. Sou Juiz de Cinofilia (é assim que gosto de denominar). Escrevi e escrevo apostilas com conteúdo em cinofilia, publiquei vários artigos em jornais e revistas, fui consultor de revistas especializadas, e hoje, tenho satisfação em produzir bom conteúdo técnico em Cinofilia. Tenho muito orgulho em dirigir a pasta da Cinofilia da SOBRACI, em criar meus cachorrinhos, que carinhosamente, os chamo de “meus viralatinhas”. Me considero um “hobbista”, e não um mercador/vendedor de filhotes. Procuro selecionar uma raça e aprimorá-la, e poder oferecer aos interessados nas raças que desenvolvo, o melhor que conseguir produzir (artezanalmente), em cada exemplar que nasce aqui.

A SOBRACI – Sociedade Brasileira de Cinofilia, através do seu presidente sr. Osmir de Moraes Bastos, o qual muito me honra em ser seu amigo e irmão, me deu a oportunidade de mostrar minha técnica e meu trabalho. Penso que sem OPORTUNIDADE não há MÉRITOCRACIA, por isso a minha gratidão à SOBRACI e ao meu irmão/amigo muito querido OSMIR DE MORAES BASTOS, que me faz Diretor Nacional de Cinofilia dessa entidade que eu pude ter a chance de crescer junto e me desenvolver com ela.

 


 

CURSO DE HANDLER

SANTOS KENNEL CLUBE

– Ano de Conclusão: 1987

 


 

CURSO DE FORMAÇÃO DE PASTOREIO

COM BORDER COLLIE -EQUIPE WALK-UP 

– Ano de Conclusão: 2000

 

 


CURSO DE FORMAÇÃO DE

OBEDIÊNCIA BÁSICA E AGILITY

– ABRAFA

–  Ano de Conclusão: 2000

 


CURSO DE FORMAÇÃO DE ÁRBITROS SOBRACI

– SOBRACI

–  Ano de Conclusão:1999 

– Ano de Expedição: 2002

 

 


CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM AGILITY

– DOGWORLD

–  Ano de Conclusão: 2002

 

 

 


SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO

EM MANEJO DE CANIL

ROYAL CANIN

 – Ano de Conclusão:  2006

 

 

 


 

CERTIFICAÇÃO DE AUXILIAR DE PISTA EM EXPOSIÇÃO ESPECIALIZADA DA RAÇA FILA BRASILEIRO

SOCIEDADE PAULISTA DO FILA BRASILEIRO 

FEDERAÇÃO DE CINOFILIA DO ESTADO DE SÃO PAULO

–  Ano de Realização: 2005

– Ano de Expedição: 2007 

 


 

 

SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO EM MANEJO DE CANIL – ROYAL CANIN

– Ano de Conclusão: 2007

 


 

CERTIFICAÇÃO DE AUXILIAR DE PISTA 

EXPOSIÇÃO GERAL DE TODAS AS RAÇAS –

FECESP – FEDERAÇÃO DE CINOFILIA DO ESTADO DE SÃO PAULO

EXPOSIÇÃO ESPECIALIZADA DA RAÇA AMERICAN PIT BULL TERRIER

– Ano de Realização: 2005 

– Ano de Expedição: 2007

 


 

CARTA DE APRESENTAÇÃO 

 CURSO DE ÁRBITROS DA CBKC 

FECESP – FEDERAÇÃO DE CINOFILIA DO ESTADO DE SÃO PAULO

–  Ano de Expedição: 2007

 

 

 


CERTIFICAÇÃO DE AUXILIAR DE PISTA

EXPOSIÇÃO GERAL 

PRESIDENTE PRUDENTE KENNEL CLUBE

 

Ano de Expedição: 2007

 

 


CERTIFICAÇÃO DE AUXILIAR DE PISTA

EXPOSIÇÃO GERAL 

CLUBE SOROCABANO DE CINOFILIA

 

– Ano de Expedição: 2007

 

 


CARTA DE APRESENTAÇÃO

PARA O CURSO DE ÁRBITROS CBKC 

CLUBE SOROCABANO DE CINOFILIA

 

– Ano de Expedição: 2007

 

 

 


 

CRACHÁ DE IDENTIFICAÇÃO  

PALESTRANTE

PET SOUTH AMÉRICA – 7ª EDIÇÃO

–  Ano de Realização: 2008

 

 

 


 

CARTA DE APRESENTAÇÃO 

CURSO DE ÁRBITROS CBKC

KENEL CLUBE DO ABC 

–  Ano de Expedição: 2009

 

 

 


 

 

CERTIFICAÇÃO DE AUXILIAR DE PISTA 

SBCPA – SOCIEDADE BRASILEIRA DO CÃO PASTOR ALEMÃO

– Ano de Expedição: 2012

 

 

 


CERTIFICAÇÃO DE JUIZ INTERNACIONAL 

SOBRACI – SOCIEDADE BRASILEIRA DE CINOFILIA

WKU – WORLD KENNEL UNION

FECAM – FEDERAÇÃO CANINA DO MERCOSUL

– Ano de Expedição: 2017


 

CERTIFICAÇÃO DE INSTRUTOR DE CURSO 

SOBRACI – DIREÇÃO NACIONAL DE CINOFILIA

–  Ano de Expedição: 2018

 


 

CERTIFICAÇÃO DE INSTRUTOR DE CURSO 

SOBRACI – DIREÇÃO NACIONAL DE CINOFILIA

– Ano de Expedição: 2019

 

 


CURSO DE ATUALIZAÇÃO 

RAÇA ROTTWEILER

CBKC

– Ano de Realização: 2020

 


CURSO DE ATUALIZAÇÃO 

RAÇA TERRIER BRASILEIRO 

CBKC

– Ano de Realização: 2020