Exposição Nacional do Dachshund 2024

Exposição Nacional da Raça Dachshund (sistema CBKC/FCI) – 2024

Nos dias 19 e 20 de outubro de 2024, em Sorocaba/SP, eu Marcello Alonso tive a honra de ser convidado pela minha querida amiga Leila Amarante para ir na Grande Exposição Especializada Nacional da Raça Dachshund, evento muito importante para a raça, onde todos os cães do Brasil e exterior são avaliados de maneira muito técnica e no qual o cão vencedor recebe o título mais importante para uma carreira cinófila, o de Campeão da Nacional da Raça. A exposição é promovida pelo Conselho Brasileiro da Raça Dachshund, filiado ao sistema CBKC/FCI, e aqui quero agradecer especialmente ao meu querido Gustavo Uchoa, coordenador deste Conselho, uma pessoa do bem que sempre e desde o primeiro contato, me recebeu com muito carinho em sua casa e me ofertou o meu primeiro cão de pelo duro da minha vida. Este fim de semana foi uma das melhores experiências de imersão em cinofilia que eu podia ter sequer imaginado nos últimos tempos que tenho vivido. Obrigado Gustavo e Leila por este grande presente.

Não posso deixar de mencionar Dr. Claudio Rossi, pessoa querida que conheço há tempos e que nutro um sentimento de imenso respeito e sua esposa Manuela Rossi, um casal me tratou com a maior consideração e me acolheu de forma muito carinhosa e respeitosa. Aos titulares do Canil Treis Pinheiros Sr e Sra Pedroso, e do Canil Boa Barba Sr. Oscar e Sra, pessoas que me deram uma oportunidade única de aprender sobre como criar bem a raça Dachshund.  Ao juiz espanhol Sr Henrique Boza, que dissertou suas observações sobre o seu ponto de vista a respeito dos cães que avaliou na Exposição Pré-Nacional, e que ainda, nos bonificou com uma experiência prática do handstripping ideal para o preparo de um pelo duro para exposição.

Os cães, sensação dos dois dias de imersão, foi realmente um mergulho na interpretação de padrão, uma chance de poder observar e ainda trocar opiniões com os presentes a respeito das diferenças que permeiam a criação brasileira, os pontos positivos e negativos dos cães presentes, e de brinde, a observação da diversidade de técnicas de apresentação, onde vi handlers muito e pouco experientes apresentando cães com o máximo de empenho, comprometidos em apenas mostrar as qualidades do tipo rácico e sem atravessar o limite do respeito e coleguismo.

Cinofilia se faz com exposições e quando um evento avaliativo é feito com o cuidado que este, que pude estar presente, é feito, a sensação é que nada se faz sem pessoas que gostam daquilo que fazem e que colocam acima de tudo o amor que sentem pelo que estão fazendo.

Obrigado a todos pela oportunidade de estar presente neste que foi o maior evento da raça Dachshund no Brasil.

 (da esquerda para direita: Roberto, membro do KCSP; Leila Amarante, Canil Pixoxó Dachs; Patricia Pedroso, Canil Treis Pinheiros; Manuela Rossi; Pedroso, canil Treis Pinheiros; Juiz Henrique Boza, Espanha; Yolanda, canil Boa Barba; Claudio Rossi; Oscar, canil Boa Barba; Marcello Alonso; Gustavo Uchoa, coordenador Conselho Dachshund.